Você já se perguntou se é possível solicitar a aposentadoria sem sair de casa? Afinal, a idade tão esperada chegou e com ela os anos necessários de contribuição para se aposentar! Marcando o fim de uma carreira de trabalho e o início de uma nova fase de vida.
Portanto, entender o processo e os requisitos de como solicitar a tão esperada aposentadoria, é fundamental para garantir que você receba o benefício a que tem direito, com pouco esforço. Ficou interessado? Confira a seguir se é possível solicitar a sua aposentadoria sem sair de casa.
Quais os são os requisitos para se aposentar atualmente?
Para dar entrada no benefício, é preciso considerar que cada tipo de aposentadoria possui requisitos específicos relacionados a:
- Tempo de contribuição
- Idade mínima
- Carência
Além desses critérios, é necessário apresentar toda a documentação comprobatória conforme o tipo de aposentadoria que será solicitado. Com a Reforma da Previdência de 2019, várias regras foram alteradas, tornando o processo mais complexo.
Trabalhadores que cumpriram os requisitos antes da reforma possuem o direito adquirido e podem solicitar a aposentadoria conforme as regras antigas.
Saiba também: É verdade que a aposentadoria por incapacidade permanente é DEFINITIVA? Quando há risco de PERDER o benefício?
Quantos meses antes posso dar entrada na aposentadoria?
É possível entrar com o pedido de aposentadoria seis meses antes de completar a idade mínima para aposentadoria por idade, contanto que cumpra com os demais requisitos.
Em geral, a idade mínima é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com um tempo de contribuição mínimo de 15 anos para ambos. As regras específicas podem variar, por isso é recomendado conferir e simular sua aposentadoria no Meu INSS.
Quais os documentos necessários para dar entrada na aposentadoria?
Os principais documentos são:
- CPF e RG
- Certidão de nascimento ou casamento
- Carteira de trabalho
- Comprovante de endereço
- Extrato de contribuições (CNIS)
- Outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria
Atenção: As imagens dos documentos devem estar nítidas e legíveis. Podem ser enviados em formato PDF ou JPG, com tamanho máximo de 5MB. Utilize aplicativos de celular para digitalizar e ajustar o tamanho das fotos.
Saiba também: Como VOLTAR a estudar em 2024? O que facilita o acesso dos idosos?
Não esqueça dos comprovantes de atividade especial, rural e no exterior
Dependendo do tipo de atividade, são necessários documentos específicos:
- Atividade Rural: Carteira de trabalho, CNIS, bloco de anotações do produtor e documentos específicos.
- Atividade Especial: PPP, LTCAT e comprovante de adicional de insalubridade.
- Trabalho no Exterior: Contrato de trabalho realizado fora do Brasil, desde que o país faça parte do Acordo Previdenciário Internacional.
Fique atendo aos carnês de contribuição do INSS
Para quem paga o INSS diretamente, os comprovantes são os carnês e as Guias da Previdência Social (GPS). Isso inclui autônomos e Microempreendedores Individuais (MEIs), além de contribuintes facultativos.
Posso solicitar minha aposentadoria sem sair de casa?
Sim! É possível solicitar o a sua aposentadoria sem sair de casa. Uma vez que o INSS oferece a maioria dos atendimentos e serviços de maneira virtual. Mesmo com o retorno dos serviços presenciais, muitos ainda preferem a comodidade de solicitar a aposentadoria online pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Como dar entrada na aposentadoria pela internet?
O site e o aplicativo Meu INSS possuem as mesmas funcionalidades. Para solicitar a aposentadoria, siga estes passos:
- Faça login no Meu INSS: Entre na sua conta com CPF e senha cadastrados. Caso não tenha, cadastre-se pela plataforma gov.br.
- Procure a opção “Novo Pedido”: Na tela inicial, selecione a opção “novo pedido”.
- Escolha o tipo de benefício: Selecione “Aposentadorias, CTC e Pecúlio” e siga as instruções.
- Inclua documentos obrigatórios: Envie toda a documentação solicitada em fotos nítidas ou digitalizadas em PDF.
Quanto tempo leva a análise após dar entrada na aposentadoria?
O prazo oficial para análise é de 90 dias para aposentadorias (exceto por invalidez) e 45 dias para aposentadoria por invalidez. Caso haja atrasos, o INSS paga os valores retroativos.
O que fazer caso o pedido de aposentadoria seja recusado?
Se o pedido for recusado, compreenda o motivo e, se discordar, entre com um recurso no INSS. Se o recurso também for negado, consulte um profissional para avaliar a viabilidade de insistir ou aguardar. Em último caso, é possível entrar com uma ação judicial.
Como escolher seu tipo de aposentadoria ao solicitar?
Existem várias modalidades de aposentadoria, como por tempo de contribuição, por invalidez, por idade, especial, rural e da pessoa com deficiência. Use a simulação de aposentadoria disponível no Meu INSS para entender suas opções e escolher a mais vantajosa para a sua situação.
Não esqueça de conferir: Desconto na conta de luz? Quais DESCONTOS posso obter na conta de energia elétrica sendo idoso?